Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a espaçonave Starship de última geração pegou fogo durante teste de solo no dia 11, no sul do Texas, Estados Unidos. Felizmente não houve feridos.
O teste estava sendo transmitido ao vivo pelo canal NASA Spaceflight. No video acima, é possível ver o momento que a base do foguete é tomada pelas chamas após a explosão.
O foguete Starship é o veículo de lançamento que está no centro das ambições do bilionário Elon Musk para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.
Segundo a agência Reuters, a falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital.
No Twitter, o empresário comentou a explosão e disse que, apesar de “não parecer bom”, a equipe estava “avaliando os danos”. Ele ainda esclareceu que o acidente ocorreu por um “problema em particular no teste de partida do motor”, conhecido como Raptor.
“No futuro, não faremos um teste de partida giratória com todos os 33 motores de uma só vez”, pontuou o empresário. Segundo ele, o combustível criogênico é um desafio adicional, “pois evapora para criar o risco de explosão do combustível-ar em uma atmosfera parcialmente oxigenada como a Terra. Dito isto, temos muitos sensores para detectar isso. Mais tarde”, escreveu Musk em um postagem.